domingo, 20 de setembro de 2009

LOUVA-A-DEUS

NOME COMUM: Louva-a-DeusNOME EM INGLÊS: Praying MantisNOME CIENTÍFICO: Mantis religiosaFILO: ArthorpodaLASSE: InsectaORDEM: OrthopteraFAMÍLIA: MantidaeCOMPRIMENTO: (fêmea): Cerca de 5 cmCABEÇA: triangular, que se movimenta facilmenteANTENAS: curtas e delgadasCOR: verde ou castanho O Louvadeus é um inseto carnívoro, ou seja, ele se alimenta de outros insetos como mosquitos. Ele tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras (da frente) são usadas para caçar. O louvadeus fica parado nas plantas esperando. Quando um outro inseto chega perto, ele rapidamente pega este mosquito ou borboleta com suas patas.
O Louvadeus tem este nome justamente porque enquanto espera outro inseto fica com as patas paradas como se estivesse *rezando*.
O louvadeus tem patas traseiras (pernas) muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vão voar. Eles vivem em matas e áreas de muita vegetação, sendo que conseguem se confundir com as plantas por causa de sua cor e por ficarem imóveis por longos periodos de tempo. Apesar de serem muito diferentes, os louvadeus são parentes das baratas e dos grilos. Mas o louvadeus é benvindo, principalmente nas plantações porque ajuda a combater os insetos que destroem as plantas.
Existem mais de 2000 espécies de louvadeus em todo o mundo, mas quase todos vivem em locais de temperaturas quentes (regiões tropicais e sub-tropicais).

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LAGARTIXA (FILHO DO FRED -RSRS)

NOME COMUM: LagartixaNOME EM INGLÊS: geckos NOME CIENTÍFICO: Rhacodactylus leachianus, Gekko gecko, Gekko smithi, Uroplatus fimbriatus and Saltuarius cornutus FILO: ChordataCLASSE: ReptiliaORDEM: SquamataSUBORDEM: SáuriaFAMÍLIA: GekkonidaeTodas as lagartixas são excelentes trepadoras. São acrobatas consumadas. Para elas nada é mais fácil do que subir facilmente por paredes de vidro ou pelas janelas. Se chegar ao teto, anda por ele de cabeça para baixo. Nunca perde a aderência, porque tem, entre os dedos, fileiras de pequenas lâminas transversais forradas de pêlos microscópicos em forma de ganchos. Esses pêlos se prendem à mínima saliência de qualquer superfície e podem aderir melhor do que ventosas. Existem mais de 300 espécies de lagartixas nas regiões quentes do mundo. Algumas têm hábitos diurnos; outras, noturnos. Uma lagartixa barulhenta, chamada tokay, vive nas florestas da Malásia. Esse nome foi dado devido ao ruído que essa lagartixa emite. Freqüentemente se instala nas casas e é muito útil, porque se alimenta de insetos daninhos como as traças. Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura no teto ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai. No mato, a lagartixa vive só e defende zelosamente seu território. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra. Meses depois eles se abrem.

CARANGUEJO - ERMITÃO

O ermitão, ou caranguejo-ermitão, é um bicho muito vulnerável: seu abdome é mole e não tem carapaça protetora. Por isso ele procura uma concha vazia de outro animal e passa a usá-la como seu abrigo. Para ficar mas seguro ainda, ele arruma um "guarda-costas" - uma anêmona do mar, que empurra para cima da concha com sua pinça. A anêmona também sai ganhando neste companheirismo muito interessante, pois ela passa a comer sem fazer esforço. . O ermitão desfaz em pedaços os peixes e outros alimentos. Os pedacinhos ficam flutuando por perto e a anêmona alimenta-se com eles. Por sua vez, os tentáculos com células urticantes da anêmona protegem o ermitão de seus inimigos.

JOANINHA

Joaninha é o nome popular de um insecto da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Seus ovos eclodem em 1 semana e seu estágio larval é de 3 semanas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LAGARTA - TATURANA

Lagarta Lonomia oblíqua, ou simplesmente "taturana" (tatá=fogo + rana = semelhante), como é mais conhecida no sul do País (marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, são outros nomes utilizados no Sul), é uma das fases do ciclo biológico de uma mariposa de coloração cinza (fêmeas) ou amarelo-alaranjada (machos), ambos com uma listra transversal sobre as asas. As taturanas ou lagartas são insetos pertencentes ao grupo dos Lepidópteros (borboletas e mariposas).Nos últimos cinco anos foram registrados vários casos, inclusive de mortes, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina atribuídos à lagarta Lonomia obliqua (Saturnídeo), cujos espinhos venenosos em contato com a pele humana podem causar manchas escuras, além de hemorragias externa e interna (síndrome hemorrágica) com possíveis complicações fatais.